top of page

Saúde é totalidade

Em sessões de coaching, quando questiono meus clientes sobre saúde, as respostas que recebo são geralmente algo como: “nessa área está tudo bem”, “meus exames estão em ordem”, ou “tenho algumas dores aqui e ali, mas nada que me pareça um problema”. Em seguida, quando pergunto sobre suas carreiras, famílias ou equilíbrio emocional, as respostas são: “eu estou insatisfeito com meu trabalho há anos”, “eu me dou muito bem com minha mãe, mas não falo com meu pai faz tempo”, ou “sobre as minhas emoções, acho que está tudo bem...só tomo remédios pra dormir, porque tenho insônia há anos”.



De modo geral, quando pensam em saúde, as pessoas pensam em exames em dia ou ausência de doenças graves, mas saúde não é apenas sobre isso. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social. Quando estudamos a palavra, também nos deparamos com outras como inteireza, integridade e totalidade - acredito que ainda poderíamos ir além de pudéssemos conversar com alguns filósofos de antigamente.


Saúde é sobre estar inteiro e ter disposição para a vida. Como pode alguém dizer que é saudável quando detesta o que faz todos os dias e não se move pra mudar? Quando acumula ressentimentos pelas perdas vividas e caminha como quem carrega um caminhão nas costas? Ou quando faz exercícios todos os dias, mas se alimenta de pílulas e mais pílulas reguladoras de sono, humor e alegria? Onde está a integridade e o bem-estar dessas pessoas?


Para todos os que sentem afinidade com essas palavras, meu convite é: começa de novo! Olhe para cada área ou aspecto que pede atenção. Mude a postura e tome decisões que te coloquem novamente num caminho de crescimento. Saúde não é isenção de desafios, mas é discernimento e capacidade pra lidar com eles. Se não souber como fazer isso, peça ajuda! Tudo aquilo que nos impede de viver bem, nos impede de viver com saúde.


Marque um amigo que precisa de mais saúde! Espalhe mensagens que podem ajudar as pessoas ao seu redor 😉


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page